O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitido a partir deste 1º de julho. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) afirma que o documento será “mais moderno” e irá permitir o uso do nome social dos condutores. Com um sistema de segurança com padrões internacionais, a nova CNH conta com um sistema mais avançado contra falsificações.
As mudanças estão previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886.
O novo modelo conta com um código internacional utilizado nos passaportes, possibilitando que o condutor embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. A nova impressão contará com informações em inglês, francês e português.
A nova CNH conta com padrões internacionais de segurança, com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta dificultando que o documento seja falsificado por criminosos.
Uma novidade será que o documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.
A troca da CNH não será obrigatória. A sua implementação será de forma gradual para novas habilitações. A circulação do documento começará com a emissão para novos condutores ou aqueles que necessitam emitir uma segunda via do documento.