Terça, 17 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Equatorial - Energia
[email protected]
99 8431-1324
Santa Filomena-PI

Santa Filomena-PI

Tony Santos Correspondente do município.

[email protected]

99 8431-1324

Cidades - Palestras

Postada em 12/06/2018 ás 10h17 - atualizada em 12/06/2018 ás 10h39

Publicada por: Tony Santos

Hoje começam as minis palestras sobre trabalho infantil nas escolas de Santa Filomena
No âmbito da educação, as crianças e adolescentes que trabalham, em geral, apresentam dificuldades no desempenho escolar, o que leva muitas vezes ao abandono dos estudos. Isso acontece porque eles costumam chegar à escola já muito cansados, não conseguindo assimilar os conhecimentos passados para desenvolver as suas habilidades e competências.
Hoje começam as minis palestras sobre trabalho infantil nas escolas de Santa Filomena

Vamos combater o trabalho infantil. Juntos somos mais.

A Assistente Social Elizia Lustosa começa hoje o rodizio de palestras nas escolas do município de Santa Filomena, estado do Piauí. A ideia é combater e conscientizar para os males causados às crianças. Impactos e Consequências. O argumento que “trabalho enobrece” é usado por muitos para defender que crianças e adolescentes trabalhem. ... São meninos e meninas coagidos a trabalhar em atividades que envolvem riscos físicos e psicológicos, podendo os impactos serem irreversíveis.

Além da perda de direitos básicos, como educação, lazer e esporte, as crianças e adolescentes que trabalham costumam apresentar sérios problemas de saúde, como fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergias e problemas respiratórios. No caso de trabalhos que exigem esforço físico extremo, como carregar objetos pesados ou adotar posições antiergonômicas, podem prejudicar o seu crescimento, ocasionar lesões na coluna e produzir deformidades.

Fraturas, amputações, ferimentos cortantes ou contusos, queimaduras e acidentes com animais peçonhentos, por exemplo, são comuns em atividades do tipo rural, em construção, em pequenas oficinas, na pesca e em processamento de lixo. Devido a pouca resistência, a criança está mais suscetível a infecções e lesões em relação ao adulto. É comum que meninos e meninas não apresentem peso ou tamanho suficiente para o uso de equipamentos de proteção ou ferramentas de trabalho, destinados a adultos, levando muitas vezes à amputação de membros e até à morte.

TRABALHO INFANTIL É CRIME!

Hoje é o dia Mundial contra o Trabalho Infantil, e a campanha deste ano tem como tema as piores formas de trabalho infantil. Entre elas, estão as atividades na agricultura, o trabalho doméstico, o trabalho informal urbano, o trabalho no tráfico de drogas e a exploração sexual. Todas comprometem o direito à vida, à saúde, à educação e ao pleno desenvolvimento físico, psicológico, social e moral de crianças e adolescentes.

Mais de 2 milhões de crianças brasileiras, entre 5 e 17 anos de idade, são trabalhadoras. É preciso devolver a infância delas. escrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração de três crianças brincando com um jogo de chá de brinquedo. Elas estão muito felizes. Texto: Brincar de casinha, OK! Ser a faxineira da casa, NÃO! Diga não ao trabalho infantil. Denuncie, disque 100. 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. CNJ.

As crianças e adolescentes se acidentam seis vezes mais do que adultos em atividades laborais e pelo menos três se acidentaram por dia trabalhando no Brasil, de 2009 a julho de 2011. Nesse período, no mínimo 37 crianças morreram trabalhando, sendo que uma delas não chegou sequer aos 13 anos. Esses dados referentes a acidentes com pessoas com menos de 17 anos foram coletados pelo Ministério da Saúde, a partir de comunicação de hospitais e postos de atendimento. Vale lembrar que, crianças e adolescentes estão sujeitos a acidentes de trabalho que não são devidamente percebidos pelo sistema de saúde, já que a notificação é precária por se tratar de trabalho ilegal.

Fonte: AS3 Notícias

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium