Na manhã desta terça-feira (23), populares do município de Caridade do Piauí puderam assistir a uma palestra acerca dos benefícios previdenciários rurais. O evento foi realizado de forma gratuita na Câmara Municipal de Vereadores da cidade.
A palestra iniciou às 8h e foi ministrada pela advogada Lorena Damasceno, profissional especialista em direito previdenciário. O principal objetivo do evento foi democratizar o conhecimento sobre o assunto entre moradores e trabalhadores da roça. Lorena comentou sobre a necessidade de pautas como essa.
“A importância é que as pessoas da roça tenham conhecimento sobre os documentos necessários para ter acesso aos benefícios previdenciários. Se a pessoa quer se aposentar, ela precisa da idade mínima exigida, mas precisa também da carência, que são 15 anos da roça. Como provar? Por meio de documentos. Eu falei sobre isso. Muitas pessoas não têm esse conhecimento”, disse.
A palestrante, que trabalha diretamente com clientes em segurado especial, ainda abordou temas como salário-maternidade rural e auxílio por incapacidade temporário.