Segunda, 15 de Julho de 2024
Portal R10
Segunda, 15 de Julho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Turismo
R10 Turismo
Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.
Piauí Piauí
19/10/2023 09h37 Atualizada há 9 meses
Por: Matheus Sousa

Dia do Piauí: 10 destinos turísticos para conhecer e se encantar pelo estado

Em uma terra onde a beleza natural se mescla harmoniosamente com a riqueza cultural, o estado do Piauí revela sua grandeza através de uma infinidade de destinos turísticos. No entanto, muitos desses lugares permanecem desconhecidos até mesmo pelos próprios piauienses. 

Convidamos você a embarcar em uma jornada de descoberta, explorando os destinos turísticos mais deslumbrantes que o Piauí tem a oferecer. Prepare-se para adicionar esses lugares incríveis ao seu roteiro de viagem.

Reprodução
Reprodução

Lagoa do Portinho

A Lagoa do Portinho é uma dos pontos turísticos mais inusitados do litoral piauiense. Um paraíso de 8km² que separa as terras de Luís Correia, das de Parnaíba. É um local para desfrutar de águas cristalinas e outras atividades de lazer que se desenvolvem nos ambientes circundantes das dunas, como pesca, observar a vida aquática e muito mais, tornando a visita um momento especial. 

Um dos mistérios desse ponto turístico está na lenda de sua origem, que remonta ao povo que habitava aquelas terras séculos antes da chegada dos europeus colonizadores, os Tremembés.

Foto: Reprodução

 

Parque Ecológico da Cachoeria do Urubu

A 180 km de Teresina, localizado entre os municípios de Esperantina e Batalha, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu mistura elementos do cerrado, da caatinga e das palmeiras de carnaubais, formando um cenário único e exuberante. Para contemplar toda essa beleza de perto, uma passarela de 400 metros permite aos visitantes acesso às duas margens do rio. Além da riqueza natural e cultural, o parque oferece infraestrutura de apoio aos turistas é um destino imperdível para quem busca contemplar o paraíso que fica no coração da região Norte do Piauí.

Foto: Reprodução

 

Lençóis Piauienses

Localizado próximo ao centro da cidade de Ilha Grande, a 340 km de Teresina, os Lençóis Piauienses são uma joia ainda pouco conhecida no município, mas que possue visual tão lindo quanto aquele encontrado nos Lençóis Maranhenses. Lá existem várias espécies da fauna e flora, como garças e corujas, e plantas como as lindíssimas palmeiras. 

Foto: Chico Rasta

 

Fundação Museu do Homem Americano

O museu, localizado no município de São Raimundo Nonato, tem a missão de garantir a preservação do patrimônio cultural e natural do Parque Nacional Serra da Capivara. Criado para divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região, a exposição se mostra uma interessante opção àqueles que se interessem em conferir desde o início da evolução dos hominídeos até a chegada do colonizador europeu na América.

Foto: Reprodução

 

Parque Florestal Fóssil

O Parque Florestal Fóssil, localizado no coração da capital do Piauí, é um sítio de origem paleozóica e considerado um museu natural de área aberta. Reconhecido pelos tesouros paleontológicos do estado, as pessoas acreditam que antigamente o parque era o lar de vários dinossauros e a atração é completamente coberta por uma rica vegetação.

No parque, é possível ver a árvores fossilizadas com mais de 250 milhões de anos.

Foto: Reprodução

 

Cachoeira do Salto Liso

Localizada a 195 km de Teresina, a Cachoeira do Salto Liso é um dos pontos turísticos do Piauí mais populares por sua natureza deslumbrante e pontos de vista panorâmicos. A altura da cachoeira é de cerca de 35 metros. A formação do local é totalmente natural e oferece aos seus visitantes a possibilidade de explorar as suas paisagens hipnotizantes e beleza deslumbrante.

Foto: Mazinho Almeida

 

Museu da Natureza

Localizado no município de Coronel José Dias, a 548 km de Teresina, o Museu da Natureza se baseia em quase 50 anos de estudo da região. Sendo o primeiro edifício circular e em espiral completamente planejado com estrutura metálica no Brasil, o museu buscar aliar o passado e tecnologia como forma de explicar sobre as transformações da natureza e a vida animal que já habitou a região.

Sendo possível interagir com elementos importantes que contam sobre a evolução natural, o museu é didático e interativo no fornecimento de informações e experiências lúdicas aos visitantes.

Foto: Divulgação

 

Monumento da Batalha do Jenipapo

Localizado no município de Campo Maior, às margens do rio Jenipapo e cerca de 80 km da capital Teresina, o Monumento celebra a independência do Brasil feita por populares piauienses.  

Com armas e demais lembranças materiais do combate, o grande complexo turístico também conta com áreas de demonstração do conflito, que ficam próximas do local onde foi todo o combate que ocorreu na Batalha do Jenipapo.

Foto: Reprodução

 

Cânion do Rio Poti

Localizado no município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina, o Cânion do rio Poti é um fenômeno criado pela passagem do rio Poti por uma fenda geológica situada na serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará. A paisagem, a trilha ancestral, as inscrições rupestres, a vegetação de transição entre a caatinga, o carrasco e o cerrado são algumas das razões para os visitantes se apaixonarem pelas belezas do Cânion.

Foto: Reprodução/Secretaria de Turismo

 

Cachoeira do Engenho Velho

Localizada a 20 km do centro de Cocal e a 227 Km da capital Teresina, a Cachoeira do Engenho Velho possui queda d’água de 50 metros. Para se chegar até lá, é preciso encarar uma trilha de difícil acesso, mas todo o esforço vale a pena para apreciar mais essa maravilha da natureza. 

Sua principal queda d’água forma lindas cascatas, que descem em formato de lago e se encontram com várias pedras, deixando o lugar ainda mais encantador aos olhos de seus visitantes. 

Foto: Reprodução
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp