A mais recente pesquisa da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta sexta-feira (30), revela um aumento na desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 53,7% dos brasileiros desaprovam o desempenho de Lula, enquanto 45,5% o aprovam. Os números indicam uma piora na percepção do governo em comparação à rodada anterior, de abril, quando a desaprovação era de 50,1% e a aprovação, de 46,1%.
A avaliação do governo federal também apresentou piora. O percentual de entrevistados que classificam a gestão como ruim ou péssima subiu de 47,7% para 52,1%. Já aqueles que consideram a administração como boa ou ótima oscilaram positivamente, passando de 40,2% para 41,9%. A avaliação regular caiu de 9,6% para 6%.
A pesquisa também investigou as expectativas econômicas da população para os próximos seis meses, bem como os principais problemas enfrentados pelo País atualmente. Corrupção apareceu como o tema mais citado pelos entrevistados, com 59,5% das menções — um salto significativo em relação aos 47% registrados em abril. O aumento pode estar relacionado à recente crise de fraudes no INSS, embora o problema não tenha se originado na atual gestão.
O levantamento ouviu 4.399 pessoas pela internet entre os dias 19 e 23 de maio, por meio de Recrutamento Digital Aleatório. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.